domingo, 18 de outubro de 2009

Curitiba: Cidade Sorriso

Image and video hosting by TinyPic
Partindo de Fortaleza no dia 01/10/09 rumo à cidade com melhor qualidade de vida do Brasil, eu fui comemorar o aniversário da minha amiga Suh e lá encontrei minha outra amiga Vivi que também se retirou de Porto Alegre para a festividade. Foram os 10 dias mais leves, mais divertidos, mais aproveitados, mais curtidos, mais FRIOS da minha vida nordestina.
Comecei pagando mico quando pensei que o ar frio que eu estava sentindo no ônibus era algum ar condicionado interno! (Xô acesso Jones!) Era uma brecha na janela que deixava o ar de Curitiba tocar minha pele forçadamente bronzeada. Tomei meu primeiro gole de caipirinha COM VONTADE na festa de aniversário da Suh e a vontade passou imediatamente quando meus olhos começaram a arder e a lacrimejar... Bêbada de primeira viagem deveria ter um manual de instruções para o primeiro gole. Inacreditável, mas eu dancei música sertaneja e me diverti muito ao som de ‘Maria Cecília e Rodolfo’ ao ponto de esquecer minhas raízes musicais (que São Fletcher me perdoe!).
A cidade impressiona a quem vem de fora. É difícil ver lixo no chão, as pessoas são todas bonitas, arrumadas nos milhares modelos de casacos, botas e gorros. Sem falar nos meninos belíssimos, loiríssimos de olhos azulíssimos que encandeavam minha vista. E o frio... Ah o frio! Meu sonho de vida. Mesmo tremendo da cabeça aos pés minha vontade era que a temperatura caísse mais e mais. Morar numa cidade premiada pelo frio é ter a chapinha no cabelo conservada por um bom tempo, é não saber o que é suor, é tomar um susto ao pegar num poste gelado na calçada, é lutar com sua faca na missão de partir um chocolate que nem ao menos foi à geladeira.
E o transporte? Me senti numa novela global que nunca tem ônibus lotado. Onde já se viu? Voltar pra casa no horário de pico tendo espaço ao seu redor?! Isso aconteceu comigo e foi o que mais me impressionou: o sistema de transporte de Curitiba. Morando em Fortaleza eu consegui alguns calos nas mãos de tanto sacrifício que você deve fazer pra se segurar e não ser levada pela multidão que por bondade lhe permite respirar... Um pouco. Eu parecia uma matuta me divertindo em cima das sanfonas que ligam partes de ônibus e formam o biarticulado. Os terminais são modernos e as paradas parecem uns canos transparentes, são os tubos.
Graças aos meus amigos Suh, Diogo, Gui e Dani, que também moram lá, eu e a Vivi pudemos conhecer lugares como o Jardim Botânico, o Memorial, o Museu Oscar Niemeyer, o Bosque do Papa, o Passeio Público, o Parque Barigui e muitos shoppings e lojas no centro que me fizeram estourar o cartão.
Cheguei a visitar duas praias do estado do Paraná e fiquei pasma! Era 1 hora da tarde e eu estava com frio na beira da praia. O paraíso com certeza, praia fria é tudo de booom!
Na volta pra casa eu pude encontra a Lineh, minha amiga que mora em São Paulo, no aeroporto. Passamos ótimas 3 horas juntas na procura pelo Thiago Lacerda, não achamos, não sei se a mãe dela achou. Foi ótimo!
Voltei pro calor, pros ônibus lotados, pro sotaque arrastado e pros trajes curtos com a vontade de voltar o mais rápido possível e quem sabe firmar moradia por lá. Me sinto deslocada nessa cidade onde toda esquina lhe obriga a ouvir forró e a sentir cheiro de filtro solar, definitivamente aqui não é o meu lugar! E o frio... Ah o frio!

“The Secret” (pra quem acredita): Planejei ir à Curitiba ano passado para ver o show do McFLY e estava tudo certo para eu viajar no dia 01/10/08. Não deu certo, quer dizer, não naquele dia, porque exatamente 1 ano depois eu consegui, não tinha McFLY, mas metade das amigas que eles me deram (Suh, Vivi e Lineh) estavam lá, foi nosso primeiro encontro!

Suh, Vivi, Lineh, Gui, Dani, Diogo, Isa, Lari, Lê, pai e tias da Suh e tio do ônibus que parou pra nós... Muito Obrigada!

=]

1 freckledmaníacos.:

Vivi disse...

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Jey eu te amo *_*
que saudadeee >.<
tu não contou a tua descoberta Jones heim u.ú
Meus melhores dias, são sempre quando vocês estão comigo! :/
é foda vocês morando longe, é sem graça, chato e vazio comolidar? D:
UHAUHAUHUHAUHAHU

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin