terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sobre uma profissão

Na verdade, meu título tá tosco. Queria colocar “Sobre profissionalismo profissional sem ser profissional oficial”, mas ia ferrar a formatação do blog e… tá, vocês lá leram o título que eu queria mesmo, então tá tudo bem.

Quem me conhece (oi, prazer :3 tá, não sou mais novata aqui xD) pessoalmente, sabe que eu sempre quis ser veterinária, desde pequena. Mas eu sempre tive uma facilidade e uma paixão pela escrita, o que me anexou o sonho de ser escritora.

Mas ser escritora é um tanto quanto amplo de se dizer, não é mesmo? Uma pessoa pode ser escritora, oficialmente, e trabalhar com isso, bem como pode escrever para si mesma, por hobby, ou ainda ser jornalista e relatar fatos. E quem gosta de escrever sabe que, geralmente, o sonho de reunir os três, mesmo que por hobby, é bastante comum. É sobre isso, então, que eu queria falar.

Escrevo desde os 10 ou 11 anos, por hobby, e comecei por uma fic tosca de Harry Potter, chamada A Lenda de uma Paixão. Acho que só mais uma pessoa leu aquilo, e foi a Dóri HAHAHA. Eu nem sabia que mais gente escrevia fics, pra mim eu era inovadora lol. Mas foi minha primeira (e única :3) long completa, com 13 capítulos. Mesmo sendo tosca, era Harry/Gina, e foi o que me inspirou a continuar fazendo aquilo, porque era divertido de verdade. Daí em diante, descobri que conseguia escrever minhas próprias histórias não só de Harry Potter, mas também originais, e depois descobri mais: que eu sabia escrever poesia.

Claro que, como todo mundo, tudo levou tempo e eu já fui MUITO ruim – não que eu seja hoje a melhor do mundo, mas já ganhei um concurso literário da escola em primeiro lugar nas duas categorias em que participei, conto e poesia, e já participei com sete textos originais (quatro poesias e três contos) dos concursos literários nacionais da Editora Guemanisse, sendo os concorrentes do ano de 2007 todos posicionados entre os 200 melhores contos e as 200 melhores poesias. Não participei em 2008, mas aguardo os resultados de 2009.

Certo, eu meio que perdi o eixo. O que eu queria dizer é que não sou jornalista e não sei se sirvo para tal, mas admiro e gosto da profissão. Como “jornalista” – e por tal termo me refiro a escritora para as grandes massas, já que escrevo meio que para mim em meu blog pessoal –, tive meu ingresso no Freckled e já “atuo” (?) no Jovem Paranóia e no Potter Heaven. Pessoal, no Potter Heaven, o site mais antigo de Harry Potter do Brasil! É um sonho, sempre foi, trabalhar com Harry Potter. Estou cobrindo as notícias de Rupert Grint e também quebro galhos – como postar, hoje, toda profissional sobre Robert Pattinson e seu documentário, bem como ser obrigada a falar da série Crepúsculo odiando-a. Mas é isso que faz a gente feliz: quando a gente gosta do que faz (ou do que está fazendo, como preferir), você trabalha profissionalmente e usa todo o profissionalismo possível, constatando fatos e transmitindo-os. Sua opinião não é exatamente suprimida, mas apenas escondida. O legal é deixar cada um tirar suas próprias conclusões, e isso é mais divertido do que realmente parece. Vale a pena quando se gosta.

Por isso, vim aqui agradecer a todos vocês pelo apoio desde o início e agradecer ainda mais pela minha amiga pessoal, mais do que “chefe”, pelas oportunidades de sempre (e obrigada pelo processo de seleção, me fez saber que eu entrei por mérito! :D). Valeu, pessoal!

PS: Ainda quero ser veterinária. Não quero ser jornalista profissional oficial, só jornalista com profissionalismo.

0 freckledmaníacos.:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin