quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Uma análise sobre as Olimpíadas

Olá, freckled leitores! Eu sei que ando bem ausente por aqui. Digamos apenas que o Ensino Médio não está sendo lá um paraíso para a minha pessoa... Mas enfim, aqui estou eu!
O Freckled fez um ano (CARA, QUE ORGULHO) e eu ainda não falei nada sobre isso. Bom, PARABÉNS PARA NÓS! :D
Quero levantar aqui um debate sobre um assunto muito delicado: as Olimpíadas no Rio em 2016. Alguns brasileiros ficaram felizes, já outros nem tanto. São vários argumentos.
Conversei com várias pessoas sobre isto, e quero expor aqui dois pensamentos que eu particularmente achei muito válidos.
O primeiro é do meu professor de português, Gilberto Lopes Barbosa, e o outro do meu pai, José Alexandre Mori Lazaroni.

Vou começar pela visão do Gilberto: positiva.
Ele acredita que as Olimpíadas aqui no Brasil trarão desenvolvimento para o país e emprego para muitos brasileiros (que se envolverão nas obras, no planejamento e afins). Gilberto se baseou em fatos concretos quando disse isto, porque é uma questão de pura estatística: todos os países até hoje que sediaram as Olimpíadas cresceram muito. Sem exceções.
Ele disse também que esta pode ser a chance dos brasileiros para mostrarem o seu melhor lado, sendo hospitaleiros e passando uma boa imagem para o mundo.

O que leva à visão do meu pai: negativa.
Ele diz que devemos tomar os jogos do Pan como base para a discussão. As obras atrasaram, muito dinheiro foi gasto (uma verba que daria mais resultado se houvesse sido aplicada à população necessitada) e ainda por cima VAIARAM O PRESIDENTE DA REPÚBLICA. O mundo inteiro assistiu àquilo, uma verdadeira VERGONHA. Também há o problema da nossa cidade... Niterói é vizinha do Rio, o que significa que dividimos os problemas em situações como estas. Por exemplo, no caso do Pan: como havia muita polícia nas ruas do Rio (em cada esquina havia um oficial), os traficantes, assaltantes, pivetes e toda a ralé que não presta veio realizar suas atividades ilícitas aqui em Niterói. O índice de criminalidade disparou por aqui.
Isso tudo com o Pan. Imaginem o que não será com as Olimpíadas, genuinamente muito mais grandiosas.

Bom, estas são as duas opiniões com as quais eu mais concordei. Existem pontos que devem ser considerados em ambas.
Agora vem a minha opinião sobre o assunto: positiva.
Acho que o Brasil merece uma chance de se redimir daquele acontecimento RIDÍCULO na abertura do Pan (roupa suja se lava em casa, e não diante do mundo todo) e também acredito que as Olimpíadas trarão um enorme crescimento econômico ao país. Agora, precisamos adimitir: MUITO dinheiro vai ser gasto. Não acho que possamos bancar toda a mão-de-obra necessária, principalmente com tantos problemas para serem resolvidos. Se ganharmos dinheiro com o turismo, pode ser que compense. Quem sabe?
Reconheço também que a criminalidade em minha cidade vai DISPARAR outra vez. Mas é um risco que devemos correr por um bem maior.
É a nossa chance de fazer bonito! As Olimpíadas são reverenciadas e respeitadas por todo o mundo, desde a Antiguidade. E eu, particularmente, sou muito fã dos gregos por terem inventado uma das coisas mais maravilhosas da humanidade!
Então, é isso. Formem suas opiniões sobre o assunto, porque tenho certeza de que ele será bastante discutido.
Espero poder fazer parte do comitê de recepção. Como jornalista, de preferência! HAHA.
Beijos, boa noite freckled maníacos!

1 freckledmaníacos.:

Mari disse...

Tenho opiniões meio contrárias sobre as Olimpíadas serem aqui no Rio, acho sim que foi uma conquista imensa, teremos uma propaganda muito positiva e acho que temos condições de fazer uma Olimpíada maravilhosa.
Mas por outro lado, temos que encarar que tem muita gente morrendo de fome no nosso país e gastar milhões de dólares com um evento esportivo chega a ser egoísmo... e no nosso país a cultura esportiva é nula, as pessoas só conhecem futebol, volei, natação e olhe lá, teremos que investir nisso se quisermos cediar tantos esportes diferentes! E não concordo com Gilberto(alias não vou com a cara desse homem!) que é a Olímpiada que vai fazer isso, porque sério, voce consegue listar 5 coisas boas que o Pan trouxe? as obras estão todas abandonadas e as pessoas não só vaiaram o presidente, como outros esportistas e isso foi muito vergonhoso!
E a parte da corrupção, todo país tem, no Brasil é maior, mas não da pra fugir disso...
Acho que só vai dar pra julgar mesmo depois de 2016!

beeijos!!

ps: último dia real de aula na turma H amanhã... ='( How said is that?

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin