domingo, 20 de dezembro de 2009

A Verdade Sobre As Festas Comemorativas

Observação importante: Considere "TV" como "Rede Globo", o canal que mais acompanha as famílias brasileiras.

Falarei do ciclo festivo... Não sei, tal ciclo me incomoda muito...
Vejamos... Estamos no Natal. Propagandas e mais propagandas para que compremos presentes, perus, chesters, panettones... Véspera de Natal sempre com um especial ridículo da Xuxa, que passa enquanto você está revelando o amigo-secreto da família e descobrindo que sua tia lhe comprou uma blusinha que ela acha linda - mas que todos nós sabemos que é brega. E, é claro, aquela pitada básica de Roberto Carlos.
E a cerveja que sobrou na geladeira vai para o Ano-Novo, aonde aquela sua prima encalhada sempre veste vestidos vermelhos (para atrair paixão), todos trocam palavras de amor, felicidade e blá blá blá, os fogos de artifício dominam o céu e Zezé di Camargo e Luciano cantam no Show da Virada antes da contagem regressiva. É recomendável que se coma lentilha. Que beije alguém do sexo oposto à meia-noite. Camisetas com mensagens com o número do ano (que depois servirão de pijama) dominam. Champagne...
Mal você coloca os pés em casa após se curar do coma alcoólico de Ano Novo e, ao ligar a TV, você já pode começar a aprender o samba-enredo do Timão, digo, da Gaviões da Fiel! E então as fábricas de camisinha comemoram! Está chegando o Carnaval! E, após seu fim, já estão nas gôndolas os nossos amáveis ovos de páscoa.
É claro que as crianças mais espertas irão experimentar todos antes da hora. E acho que a crença do coelhinho está desparecendo. A culpa é dos estabelecimentos que não colocam um véio gordo vestido de Coelhinho da Páscoa para as crianças sentarem no colo, pedirem seus ovos e tirarem fotos.
Depois da páscoa, o Roberto Carlos volta em cena. Todas as escolinhas do Brasil ensaiam "Como é Grande O Meu Amor Por Você" para cantar no dia das mães. E as mães sempre choram. E ganham uma batedeira, ou algo do tipo.
Então entramos no clima junino. É paçoca, é festa daqui, festa dali, pipoca, quadrilha... Indústria têxtil feliz pra caramba confeccionando vestidinhos bregas (camisas xadrez já são confeccionadas o ano todo, devido à moda atual)... Muito correio-elegante e paquera até que chega... O Dia dos Pais! E com ele, o Adam Sandler na TV, no filme "O Paizão". Ou talvez o Hugh Grant com "Um Grande Garoto". Mas é a época que dá mais felicidade às operadoras de celular! Vamos, compre um celular pro seu paizão!
Depois do dia dos pais vem o meu aniversário. Mas esse a gente pula.
Então é o dia das crianças! Viva as promoções, as lojas de brinquedo e os milhões de tabuleiros de Banco Imobiliário... Ou melhor, o bolso da Nintendo ficando AINDA MAIS gordo, porque a nova moda é ter um Nintendo Wii.
E depois, adivinha? Os brinquedos continuam, mas agora se misturam com os panettones... Com ou sem a cara do Roberto Carlos! Que beleza!

Então é Natal... E o que você fez? O ano termina, e nasce outra vez...

Para este Natal eu gostaria de ganhar apenas um pouco mais de felicidade.

1 freckledmaníacos.:

Mariana disse...

Ui ui, infelizmente, no fundo, as festas são meras "desculpas" para o sucesso capitalista. Os valores "reais" se perderam já há um bom tempo. E um ótimo Natal pra você (com toda a felicidade que deseja)

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin