sábado, 7 de novembro de 2009

Estágio Para Morar em São Paulo

Como já dizia a minha sábia amiga Laís, "se você quer morar em São Paulo, faça um estágio em Campinas!"
Então venho eu, por meio deste post, exaltar sobre a cidade na qual eu nasci e cresci. Infelizmente não estou recebendo nada por isso.
Bom, Campinas é uma cidade bem grande. Quando você pensa que já a conhece inteira, você descobre que existe um bairro do qual você nunca ouviu falar.
Ela só tem um probleminha: Ela tenta ser São Paulo.
Já tentou ter um metrô. Na verdade, o troço se chamava VLT, e foi por conta do projeto dele que o meu pai se mudou para cá. O VLT não fez muito sucesso, mas nos temos um transporte coletivo muito eficiente, o bom e velho busão, que, apesar de ser um tanto caro (2,50), nunca nos deixa na mão! Fazendo o mágico Bilhete Único, podemos pegar até 3 ônibus seguidos com a mesma passagem :)
A única coisa ruim é quando o busão tá lotado. Mas acho que o metrô tem esse mesmo problema... Se você não quer gente fedida e suada passeando com você, pegue um táxi, tem em qualquer lugar.
Sobre a vida noturna de um Campineiro, é basicamente essa: Os playba vão pro Cambuí e o resto/estudantes pobres da Unicamp pra Barão ou qualquer outro lugar que tenha um estabelecimento alterna/sem playbas ou com. Ah, os emos (ou o que restaram deles) curtem showzinhos no Hammer Rock Bar (junto com os metaleiros) ou, ainda, no Campinas Hall, nossa única casa de shows decente (mas não tão decente assim). As teenies costumam circular pelo Shopping Iguatemi ou pelo Parque Dom Pedro (aonde você também vai encontrar excursões da terceira idade e outras coisas do tipo). Para os otakus, a grande pedida são os eventos de anime que ocorrem no Centro Cultural Nipo Brasileiro de Campinas. Para os mais velhos, tem algumas baladinhas aí que eu não lembro de nome.
Mas mesmo com tudo isso, todas essas pessoas também frequentam os shoppings durante o dia. Afinal, campineiro que não vai ao shopping é estrangeiro. No shopping tem tudo. Tudo MESMO. Supermercados, lojas de roupa, restaurantes engomadinhos, casas lotéricas, livrarias, cinema... É ponto de encontro de casais relâmpago, de grupos de amigos, de crianças de 10 anos que estão começando a sair sozinhas, ô beleza...
O centro de Campinas é bastante interessante para dar umas voltinhas. Temos um protótipo de 25 de março dividido em três partes. O camelô, pura e simplesmente, com espaçozinho legalizado e até enfeitado para o Natal.
No centro há várias opções de lazer diurno, como restaurantes, lanchonetes, lojas que véia gosta de ficar repuxando roupa, sebos, lojas de discos e blá blá blá. À noite contamos com o 'maravilhoso' teatro central do Centro de Convivência, com o Sucão, que é o ponto de encontro dos gays, e com os assaltantes :))))))))
É fato que Campinas tem muito assaltante, não tem como negar.
A vida cultural aqui não é tão interessante quanto a de São Paulo, mas dá pra levar. Muitas pessoas fazem esforços para que seja, e eu acho que as coisas estão melhores a cada ano... Este ano o prefeito até tentou impedir a Virada Cultural, mas ela aconteceu. Um pouco atrasada, mas aconteceu. As atrações não foram muito interessantes... A melhorzinha, que eu me lembro, foi o Cachorro Grande. E a pior, com toda a certeza, foi o Marquito.
Temos duas excelentes universidades, a Unicamp e a PUC-Campinas. Muitos estudantes migram para a nossa cidade todos os anos (o bloco G/H do meu condomínio é praticamente uma invasão de estudantes de medicina da PUC) e acabam ficando por aqui mesmo, o que nos transformou nesse tipo de cidade.
Temos avenidas de negócios. Acho que a que mais se aproxima disso, na verdade, é a Av. Norte-Sul, que é a avenida de baixo da minha escola, por sinal, que é uma ETEC. Temos duas ETECs, a Bento Quirino (que é a minha - popularmente conhecida como Bentão) e a Conselheiro Antônio Prado (ETECAP), que têm a sutil diferença de uma (Bentão) ficar na parte mais rica da cidade, e a outra (ETECAP), em uma região mais pobre.
Nada contra vocês, etecapianos... Er... nada! HAHA
Temos até enchente e trânsito caótico! :)) Quer coisa mais São Paulo que isso?
Venha fazer um estágio de São Paulo em Campinas!

P.S.: O ETECAP é muito legal gentxiii! hahaha Brincadeirinhas à parte, a escola é boa sim... São cursos diferentes os oferecidos em cada uma, mas a questão da localização é verdade, o ETECAP fica longe. Muito longe. Muito muito longe.
P.S.2: Os etecapianos estavam planejando um levante pra me bater.

2 freckledmaníacos.:

·caMM's disse...

Só uma coisa, sobre a citação da ETECAP:

- vai tomar no cu! ¬¬

A gente ainda tá na frente de vocês em nome e qualificação ;D além do que nunca trocaria o maravilhoso campus que tem corujas e lago(s) pelo de vocês x)~

Ivan disse...

Eu prefiro o Cotuca. E se você é roqueiro, Campinas é demais! Dá até pra ser vegetariano aqui

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin